FANDOM

Fantasma Vermelho
Ivan Kragoff (Earth-20051) Marvel Adventures Spider-Man Vol 2 20
Nome Real Ivan Kragoff
Codinomes Conhecidos Fantasma Vermelho
Espécie Humano Geneticamente Modificado
Informações Gerais
Família Dmitri Kragoff (pai falecido); Irina Kragoff (mãe falecida)
Terra Natal Pypryat, Atual Ucrânia
Aniversário 25 de setembro de 1978
Afiliações Super Macacos
Base de Operações Móvel
Inimigos Quarteto Fantástico
Status
Situação Ativo
Identidade Identidade Secreta
Status Civil Solteiro
Ocupação Cientista, Mente Criminosa, Vilão
Educação PhD. em Física Nuclear
Outros Dados
Criado por Stan Lee

Jack Kirby

Editora Marvel Comics
Primeira Aparição Quarteto Fantástico: Missão Um
O Fantasma Vermelho, o alter-ego de Ivan Kragoff, é um personagem fictício e um super-vilão de histórias em quadrinho publicadas pela Marvel Comics, criado por Stan Lee e Jack Kirby. Sua primeira aparição no Universo 3586 é na fanfiction Quarteto Fantástico: Missão Um, onde é o principal antagonista da história [1].

Na Terra-3586, Ivan é um brilhante cientista na área da radiação e astronomia, que se junta à Reed Richards em sua empreitada no estudo dos raios cósmicos, porém, suas divergências com Reed o fazem ficar enfurecido e vingativo, especialmente após o acidente que dá ao grupo seus poderes especiais [2].

BIOGRAFIAEditar

Infância e AdoslêcenciaEditar

A vida de Ivan começou muito antes de seu nascimento. Seus pais eram naturais de St. Petersburgo, anteriormente Leningrado, a segunda maior cidade russa. Sua mãe, Irina, era professora e seu pai, Dmitri Kragoff, era um recém-formado engenheiro que tinha sido escalado para trabalhar no desenvolvimento do Programa Nuclear da antiga União Soviética. Dmitri foi um dos escalados a trabalhar nas projeções das primeiras usinas nucleares soviéticas, incluindo na construção dos reatores RBMK-1000.

Por conta de estar a frente dos projetos do Programa Nuclear, Dmitri e sua esposa foram escalados para se mudarem para Pypryat (atual Ucrânia), perto da cidade e usina de Chernobyl, onde Dmitri iria trabalhar. O casal se mudou em 1975 e, em 78, nasceu Ivan Kragoff, o único filho do casal [3].

Contudo, ao decorrer dos anos, Dmitri foi se dando conta de que os projetos das usinas e reatores possuíam muitos problemas de segurança que, eventualmente, levariam ao futuro desastre, no entanto, suas tentativas de barrar ou modificar o projeto foram barradas pelo governo soviético, uma vez que os projetos estabelecidos eram mais baratos de se construir e pelo fato de que os reatores das usinas forneciam plutônio como subproduto, que era usado nos projetos armamentistas.

Por isso, temendo o pior para sua família, Dmitri enviou sua esposa e filho de volta para St. Petersburgo para morarem na casa dos pais de Irina, porém, ele não pode deixar seu emprego na usina nuclear e, em 1986, acabou sendo umas das vítimas do Acidente Nuclear de Chernobyl.

A morte de Dmitri marcou profundamente Ivan, que era ligado ao pai. Após a dissolução da União Soviética em 1991, ele e sua mãe mudaram-se para os Estados Unidos em 1998 e lá, ao compreender melhor as circunstâncias do acidente de Chernobyl, ele decidiu cursar Física Nuclear e trabalhar no desenvolvimento seguro de programas nucleares.

Faculdade e Vida AdultaEditar

Sempre esforçado e dedicado, Ivan conseguiu uma bolsa de estudos e cursou na Universidade Yale. Durante sua formação, a sua mãe foi diagnosticada com câncer, porém, não resistiu ao tratamento e acabou falecendo. Ivan conseguiu se formar com êxito e ainda obteve seu título de Ph.D. Ao longo dos anos, ele foi construído sua carreira como pioneiro no estudo da radiação, tornando-se também um ativista social, lutando contra a negligência dos governos perante aos acidentes nucleares e pelo empenho das autoridades na correção dos danos ambientais e humanos.

Por sua bem-sucedida carreira acadêmica-cientifica, Ivan foi convidado a morar em New York e lecionar no Departamento de Ciências da Universidade da Columbia. Foi a partir deste momento de quando começou a atuar como professor e palestrante que ele conheceu a família Storm e passou a ser amigo de Susan Storm.

AtualidadeEditar

Nos últimos anos, Ivan, que também se especializou em astronomia, começou uma pesquisa promissora sobre radiação do espaço. Seus artigos e pesquisas chamaram a atenção de Reed Richards, que também estava estudando uma variável do assunto.

Em conjunto, os dois iniciaram o desenvolvimento de uma pesquisa promissora, onde fizeram descobertas surpreendentes e conseguiram cruzar os dados com a pesquisa de outros cientistas. De acordo com o estudo dos dois, a radiação cósmica presente pelo universo possui propriedades únicas e pode ter desencadeado o surgimento da vida na Terra e, provavelmente, em outros planetas. Com isso, os dois almejaram fazer pesquisas de campus no espaço para testar suas hipóteses, contando com a ajuda e investimento da Baxter’s Enterprises.

Todavia, várias divergências com Reed fizeram com que Ivan alimentasse uma raiva e ódio crescente por ele, a ponto de o levar a sabotar parte do projeto de Reed. Esse conflito tornou-se ainda maior quando Ivan percebeu que Reed o havia colocado de lado nos créditos do projeto conjunto deles e após o acidente que originou o Quarteto Fantástico.

CARACTERÍSTICASEditar

FísicasEditar

Ivan é um homem de porte mediano. Ele possui um metro e oitenta e oito de altura, pesando 94kg. Ele possui pele pálida, olhos azuis cinzentos. Ele é calvo e de cabelo castanho, no entanto, após sua exposição aos raios cósmicos, seus cabelos laterais cresceram até a altura dos ombros e adquirem um tom branco.

Ivan utiliza roupas simples e formais, condizentes com sua carreira como professor universitário. Antes de adquirir seus poderes, ele criou para si um traje de moléculas instáveis de cor vermelha, que se adaptou junto com ele na utilização de seus poderes.

PersonalidadeEditar

Desde pequeno, Ivan era visto como um garoto gentil, educado e centrado em seus objetivos, contudo, a morte de seu pai no acidente de Chernobyl foi um marco traumático para seu psicológico, seguido da morte de sua mãe. Mesmo assim, ele ainda manteve traços de sua infância.

Visto por todos como um homem brilhante, extremamente focado em seus objetivos, é educado e gentil com as pessoas, especialmente com as quais possui um maior laço efetivo. No entanto, durante os eventos de Quarteto Fantástico: Missão Um, ele vai sofrendo uma mudança de personalidade ao alimentar cada vez mais sua raiva e ódio por Reed Richards.

PODERES E HABILIDADESEditar

PoderesEditar

— Longevidade: De acordo com a pesquisa que ele e Reed conduziam antes da missão no espaço, os raios cósmicos tinham a capacidade de alterar radicalmente o DNA humano e causar o prolongamento da vida útil das células do seu corpo. Após sua exposição aos raios cósmicos, Ivan passou a ter uma vida mais longa e uma prolongação da sua juventude.

— Intangibilidade: Graças a sua exposição aos raios cósmicos, Ivan ganhou a capacidade de alterar a sua estrutura molecular a ponto de alterar sua densidade e ganhar graus variados de intangibilidade. Em seu nível mais alto de intangibilidade, Ivan é capaz de se transformar numa névoa espessa, adquirindo uma forma e movimentação de semelhança fantasmagórica.

— Invisibilidade: Ivan também consegue ficar invisível ao alterar sua estrutura molecular, saindo do espectro visível.

— Telepatia Com Símios: A sua exposição simultânea aos raios cósmicos ao lado de suas cobaias, os macacos que ele selecionou, proporcionou um elo telepático entre eles. Assim, Ivan é capaz de se comunicar e controlar, até certo grau, telepaticamente os Super Macacos.

HabilidadesEditar

— Intelecto Nível Gênio: Ivan é considerado um grande gênio e intelectual. Possui Ph.D no campo da Física Nuclear, além de estudar outros campos da física e ter conhecimentos em astronomia. Também é um grande estrategista e mestre xadrezista.

— Poliglota: Ivan fala vários idiomas. Entre os principais, ele fala russo, inglês, francês, alemão e italiano.

— Exímio Inventor: Ivan também possui conhecimentos básicos de engenharia e mecatrônica, o que o ajudou a planejar a base e nave espacial junto com Reed.

FraquezasEditar

Por ter seus poderes derivados dos raios cósmicos, o Fantasma Vermelho é incapaz de escapar com sua intangibilidade de dentro dos campos de força de Susan Storm, que são feitos de energia cósmica.

NOTAS E REFERÊNCIASEditar

1 - O autor Sr. PandaJao já fez dois post blogs anunciando o desenvolvimento da série, a sinopse e a data de lançamento da mesma. Informação disponível em: Quarteto Fantástico – Trabalho em DesenvolvimentoAnúncio Oficial – Quarteto Fantástico: Missão Um.

2 - De acordo com as origens do personagem Ivan Kragoff/Fantasma Vernelho, que surgiu pela primeira vez na revista Fantastic Four Vol. 1 Nº 13 de abril de 1963, foi descrito como um cientista comunista da União Soviética. Para sair desse contexto da Guerra Fria, ele foi adaptado como um personagem americano de família soviética.

3 - Nos databooks oficiais da Marvel, não há nada revelado sobre o passado do personagem. Todos os fatos relacionados ao pai e ao nascimento de Ivan foram inventados para preencher as lacunas e se encaixarem com seu propósito dentro da série.